Pular para o conteúdo

Imersão Casa da Garças

Curso Intensivo em Políticas Públicas para Alunos de graduação em Economia.

Comunicado

Em razão da evolução do COVID-19, a diretoria do IEPE/Casa das Garças decidiu cancelar a realização da Imersão Casa das Garças- curso de Políticas Públicas  para alunos de graduação em economia, anteriormente programado para 19-24 de julho de 2020, e transferi-lo para 2022, em data a ser posteriormente comunicada. Na decisão sobre a nova data, levaremos em conta o controle da epidemia e o calendário de atividades das universidades.

Agradecemos o preenchimento dos pedidos de inscrição de aluna(o)s das mais diversas universidades e regiões do País e à(ao)s professora(e)s que com entusiasmo se comprometeram com a Imersão.

Voltaremos a nos comunicar inclusive pelo site do IEPE/Casa das Garças (cujos seminários estão temporariamente suspensos), o qual continuará a divulgar publicações e leituras que recomendamos às pessoas interessadas.

A Diretoria

O que é

É um programa intensivo, de duração de uma semana, com atividades de tempo integral e voltado para a discussão de temas de Políticas Públicas brasileiras sob uma perspectiva de comparação internacional e uso de evidências. Uma oportunidade única de convivência e discussão com profissionais experientes e formuladores de políticas.

 

Palestrantes

Perguntas e Respostas

É um programa intensivo, de duração de uma semana, com atividades de tempo integral e, em alguns dias, noturnas, voltado para a discussão de temas de Políticas Públicas brasileiras sob uma perspectiva de comparação internacional e uso de evidências. Na parte da manhã haverá exposições de renomados economistas e formuladores de políticas sobre questões críticas para o crescimento e a inclusão social no Brasil. Na parte da tarde, haverá sessões de monitoria, leitura e trabalhos em grupo. Em duas noites haverá painéis especiais sobre o processo de formulação de políticas com ex e atuais formuladores.
É um programa que vai além da recepção do conhecimento. É estruturado de modo a estimular a discussão, o pensamento crítico baseado em teorias e evidências, a interação, a comunicação oral e escrita e o trabalho em grupo. As exposições estão estruturadas de modo a tratar de temas e problemas relevantes de Políticas Públicas. As exposições priorizam a apresentação de dados para responder a um problema identificado. A ideia é que os problemas sejam iluminados por estatísticas, pesquisas de campo e experimentos sob controle e que, ao mesmo tempo, sejam apresentados os conceitos e teorias relevantes. O(a) estudante estará imerso(a) em um ambiente intelectual estimulador durante as exposições e fora delas. O ambiente físico e acolhedor da Casa das Garças favorece uma interação intensa dos estudantes entre si e com os professores da Imersão.
O Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG) deseja que o participante tire o melhor proveito do Programa e que o transforme em uma experiencia memorável para a sua formação. Os participantes selecionados receberão, no período anterior à realização do Programa, listas de leituras e instruções sobre elaboração de ensaios, apresentações e comunicação.
O IEPE/CdG, instituição organizadora do Programa, foi constituído em 30 de outubro de 2003, como uma associação civil de direito privado sem fins econômicos, à qual é vedado participar de quaisquer atividades de caráter político-partidário ou religioso. Seu objeto é promover estudos, pesquisas, seminários, debates, cursos e publicações, visando a discutir a realidade socioeconômica do País.
O IEPE está localizado na Casa das Garças, na Avenida Padre Leonel Franca 135, Gávea, Rio de Janeiro. Está na fronteira entre a Gávea e o Leblon. Ocupa um total de seis salas, além de espaço amplo para reuniões informais de seus grupos de estudo. Dispõe de um auditório para cerca de 60 pessoas, onde são realizados os seminários do Instituto. As atividades do IEPE/CdG são financiadas a partir de contribuições das pessoas físicas a ele associadas, e de convênios com pessoas jurídicas para a realização de projetos específicos.
O IEPE/Casa das Garças conta com professores, ex-professores e profissionais com ativa participação no processo de formulação e discussão de políticas públicas no Brasil. Dentre os que participam das atividades do IEPE podem citar-se Arminio Fraga, Edmar Bacha, Elena Landau, Gustavo Franco, Maína Campos, Pedro Malan, Sandra Rios. Esses profissionais deverão participar do programa junto com outros professores e especialistas. A coordenação do programa estará a cargo de José Augusto Coelho Fernandes e Sheila Najberg, pesquisadores associados do IEPE.
Essa será a primeira turma do Programa O IEPE/Casa das Garças se inspirou em programas semelhantes de universidades americanas, como o summer boot camp em políticas públicas do Instituto Hoover da Universidade de Stanford, e em grupos de estudos que desenvolve para alunos(as) de graduação de escolas de economia do Rio de Janeiro.
Alunos(as) de graduação em economia que estejam no quinto período, no primeiro semestre de 2020, ou que estejam cursando períodos subsequentes. É voltado para todas as escolas de economia do país, aceitando-se também alunos(as) de universidades estrangeiras. A língua do curso é o português, mas haverá bibliografia em inglês, sendo o domínio de leitura nessa língua importante para o bom aproveitamento.
O número de participantes está limitado, pelas restrições físicas do ambiente, e será de até 40 estudantes. O processo de seleção será feito em função do currículo escolar, de uma carta de apresentação de professor(a) do(a) candidato(a), e de breve ensaio sobre a motivação do(a) aluno(a) para fazer o programa. A seleção buscará formar um grupo de alto desempenho das mais diversas regiões do País. Na fase final será solicitado um vídeo curto em que o(a) candidato(a) demonstre o interesse, comente sobre aspectos da sua experiência estudantil, profissional e de vida e como imagina que o curso possa contribuir para sua formação.
Os(as) candidatos(as) devem preencher o formulário de inscrição e enviar as demais informações constantes do site do IEPE/Casa das Garças (www.iepecdg.com.br) até 31 de março de 2020. Os resultados serão divulgados em 30 de abril de 2020. Candidatos(as) aceitos no programa terão até 15 de maio de 2020 para confirmar sua participação.
A participação no Programa é gratuita. O(a) participante é responsável pelas despesas de transporte, hospedagem e alimentação. O programa oferece, sem custos, almoços e lanches nos intervalos dos eventos. Haverá bolsas para cobrir os custos de transporte (aéreo ou terrestre dependendo da origem) e hospedagem (compartilhada em hostel) para alunos(as) de baixa renda.
O processo de seleção adotará duas situações principais para a definição do apoio: i) aluno(a) bolsista filantrópico/Prouni cursando o ensino superior em instituição privada ou ii) aluno(a) de instituição pública de ensino superior que cursou ensino médio em escolas públicas ou como bolsista em escola privada. Casos excepcionais, que não se enquadrem nessas situações, poderão ser examinados.
Sim. O recebimento do certificado é condicionado à participação nas atividades, leitura prévia dos textos e grau de engajamento. Há a opção do envio de um ensaio em até 15 dias após a conclusão do Programa sobre um tema de política pública. Os melhores ensaios serão publicados no site do IEPE/Casa das Garças.
Consiste na elaboração de um texto de não mais do que 15000 caracteres com espaço, sobre um tema de política pública discutido no Programa. O participante deve demonstrar entendimento sobre a natureza do problema escolhido, apresentar evidências que suportem a sua tese e a agenda de soluções propostas, quando for o caso. Durante o curso, os participantes receberão uma orientação mais detalhada sobre o que se espera do ensaio.
É recomendável, mas não é uma condição necessária. Muitos dos textos estarão disponíveis para acesso on line e haverá apresentações em grupo. A Casa das Garças não dispõe de computadores para os participantes, nem atividades de impressão.
O curso se realiza em um ambiente profissional informal, traje esporte para trabalho, e espera-se que os participantes a ele se adequem. O mês de julho, no Rio de Janeiro, pode requerer agasalhos; a temperatura, em alguns momentos e regiões, pode cair abaixo dos 20 graus.
Em caso de dúvidas, comunique-se pelo e-mail imersao@iepecdg.com.br. O IEPE/Casa das Garças tem apoio administrativo reduzido e solicitamos uma certa paciência para o retorno.