Parcerias

PARCERIA ANBIMA/ IEPE

PRÊMIO ANBIMA DE MERCADO DE CAPITAIS

 

Em 2004, a ANBID (hoje ANBIMA) e o IEPE firmaram parceria visando a realização de estudos e elaboração de propostas sobre reformas de mercado de capitais que permitam torná-lo um aliado no esforço de acelerar o crescimento auto-sustentado da economia brasileira. No processo de discussão e elaboração de projetos que contribuam para o fortalecimento do mercado de capitais no Brasil, essa parceria articula a experiência de mercado, detida pelos dirigentes da Associação, com o conhecimento dos membros do Instituto, que tem como principal escopo fomentar estudos de políticas econômicas.

 

O primeiro módulo desta parceria, em 2004/05, compreendeu a elaboração de dois textos: (i) Análise comparativa de países que fizeram reformas bem sucedidas no mercado de capitais; e (ii) Organização e consolidação dos debates sobre o mercado de capitais ocorridos recentemente no Brasil. Foram contratados, para elaboração dos textos, respectivamente, Ana Dolores Novaes e Nilson Teixeira, sob a coordenação de Armando Castelar Pinheiro. Tais textos, cujas minutas foram discutidas em workshop realizado em outubro de 2004, foram apresentados no Seminário sobre o Mercado de Capitais, dia 7 de dezembro de 2004. O primeiro módulo compreendeu, ainda, a publicação de livro com os textos acima citados e outros textos, escritos a partir dos debates e intervenções no workshop e no seminário. O livro, organizado por Edmar L. Bacha e L. Chrysostomo, foi publicado em maio de 2005 pela Editora Contracapa, com o título “Mercado de capitais e crescimento econômico: lições internacionais, desafios brasileiros”.

 

O segundo módulo da parceria em 2005/06, incluiu a contratação de textos sobre o alongamento das aplicações no mercado financeiro brasileiro (por Marcio Garcia e Juliana Salomão), e sobre a tributação no mercado financeiro no país (por Alkimar Moura). Ana Novaes foi encarregada de preparar um resumo dos debates e conclusões do workshop realizado na Casa das Garças em 31 de agosto de 2005, ampliado a partir de um Seminário sobre Tributação e Alongamento no Mercado de Capitais realizado em São Paulo no dia 09 de novembro de 2005. Também foi realizado um “brainstorm” sobre LFT`s na Casa das Garças, em 25 de Novembro de 2005. Completando o segundo módulo, foi publicado em maio de 2006 um novo livro organizado por Edmar L. Bacha e Luiz Chrysostomo, “Mercado de Capitais e Dívida Pública:Tributação, Indexação e Alongamento”.

 

No terceiro módulo da parceira, em 2006/07, Armando Castelar Pinheiro e Ana Dolores Novaes foram contratados para desenvolver o tema “Poupança Compulsória, Crédito Dirigido e Intermediação Financeira Pública”. Sobre esse tema, foram realizados um workshop na Casa das Garças, em 24/08/2006, e um seminário em São Paulo, em 30/11/2006. Em dezembro de 2007 foi publicado um livro sobre o tema, organizado por Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho e Armando Castelar Pinheiro, intitulado “Mercado de Capitais e Bancos Públicos: análise e experiências comparadas”.

 

No contexto da parceria, a ANBIMA e o IEPE/CdG criaram o Prêmio ANBIMA de Mercado de Capitais, para os melhores projetos de dissertação de mestrado e tese doutorado sobre temas relevantes para o desenvolvimento do mercado de capitais e da intermediação financeira no Brasil, nas áreas de Economia, Administração de Empresas e Direito. Informações sobre como inscrever-se para o Prêmio estão disponíveis no endereço:

http://www.anbima.com.br/pt_br/educar/educacao-do-investidor/premio-anbima.htm