Colaboradores

Selecione o semestre que deseja consultar

Sheila Najberg | Pesquisadora Associada

Engenheira Elétrica, formada pela PUC-Rio, com mestrado em Economia também pela PUC-Rio.  Doutorado em Economia pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Curso de especialização em Economic Behaviour, Harvard University. 

Trabalhou no BNDES, exercendo diversos cargos, entre os quais Assessora da Presidência, Chefe do Departamento de Planejamento e Superintendente da Área de Assuntos Fiscais e Emprego. 

Participou da criação e gestão do Instituto Dynamo voltado para projetos sociais na setor de educação no Rio de Janeiro. 

Professora do departamento de Economia da PUC-Rio onde leciona, desde 2004, cadeiras na área de Microeconomia. 

 

José Augusto Coelho Fernandes | Pesquisador Associado

José Augusto Coelho Fernandes é Msc em Economia pelo Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria- CNI e da International Chamber of Commerce ICC – Brasil e ex presidente da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior – FUNCEX. É membro do Conselho do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento – CINDES e ex membro dos conselhos do INAE, IBMEC, do comitê assessor da sociedade civil do BID e do Global Agenda Council Latin America do World Economic Forum. Foi representante no BIAC- Business Industry Advisory Committee/OECD e na Global Business Coalition. Sua experiencia professional inclui uma longa carreira associada ao desenvolvimento de agendas voltadas para a modernização institucional do País, competitividade e inserção internacional.

 

 

 

 

Simon Schwartzman | Pesquisador Associado

Estudou sociologia e ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais (1961), mestrado em sociologia pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO, Chile) (1963), e doutorado em ciências políticas pela Universidade da California, Berkeley (1973).  Foi professor na Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo, onde foi diretor científico do Núcleo de Pesquisas sobre Educação Superior (NUPES); presidente do IBGE (1994-1998); e professor visitante nas universidades de Columbia (1986), Berkeley (1987), Stanford (2001) e Harvard (2004).

É editor e autor de, entre outros, de 130 Anos: Em Busca Da República (com Edmar Bacha, Joaquim Falcão, José Murilo de Carvalho, Marcelo Trindade e Pedro Sampaio Malan, Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019; Education in South America. London: Bloomsbury, 2015; Higher Education in the BRICS Countries – Investigating the Pact between Higher Education and Society (com Romulo Pinheiro e Pundy Pilay), Springer, 2015; Brasil: A Nova Agenda Social (com Edmar Bacha). Rio de Janeiro, LTC, 2011; Políticas Educacionais e Coesão Social – Uma Agenda latino-americana (com Cristian Cox), Rio de Janeiro, Elsevier; São Paulo e  iFHC, 2009; University and Development in Latin America. Successful Experiences of Research Centers. Global Perspectives on Higher Education volume 14. Rotterdam:  Sense Publishers, 2008; Os Desafios da Educação no Brasil (com Colin Brock), Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2005; Bases do Autoritarismo Brasileiro, Editora Unicamp, 5ª edição, 2015;  Um Espaço para a Ciência: Formação da Comunidade Científica no Brasil, 4ª edição, Editora da Unicamp, 2015; e The New Production of Knowledge (com Michael Gibbons, Martin Trow, Peter Scott, Helga Nowotny e Camille Limoges), Sage,  1994.

É membro da Academia Brasileira de Ciências, recipiente da Grão Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Educativo

Paulo Hartung | Scholar Não-Residente

Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1978, é “Professor Honoris Causa” pela Universidade Vila Velha (2004), instituição da qual é Chanceler atualmente. É “Doutor Honoris Causa” pela Ufes (2006).

Com longa carreira política, foi governador do Espírito Santo por três mandatos (2003-2010 e 2015-2018), senador, prefeito de Vitória, deputado federal e deputado estadual.

Atualmente, comanda a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais.
Atua em diversas frentes em prol da formação de novas lideranças, além de realizar palestras sobre gestão pública em todo o País.

É membro do conselho do RenovaBR e do Todos Pela Educação. Participa do Instituto de Estudos da Saúde (IES), criado por Armínio Fraga. Integra o Conselho Consultivo de Educação do Estado de São Paulo, por indicação do Instituto Ayrton Senna.

Em 2019, também foi nomeado Conselheiro Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ano, passou a integrar o conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Participou na iniciativa privada como conselheiro administrativo da EDP do Brasil (2012-2014) e da Veracel Celulose (2013-2014).

Também foi diretor Desenvolvimento Regional e Social do BNDES (1997) durante o governo Fernando Henrique Cardoso. A convite da Embaixada Americana no Brasil, participou de programa intensivo sobre Administração Pública e Sistema Político nos Estados Unidos, em 1997.

Rodolfo Hoffmann | Pesquisador Associado

Rodolfo Hoffmann é professor da Universidade de São Paulo desde 1966 e também foi, durante 19 anos, docente da Universidade Estadual de Campinas. Sua dissertação de mestrado, defendida em 1967, tratava da distribuição da posse da terra no Brasil e sua tese de Livre-docência, apresentada em 1971, voltava ao mesmo tema e analisava, também, a distribuição da renda no Brasil. Desde então, tem desenvolvido e orientado estudos sobre as características da distribuição da renda e da posse da terra e os métodos estatísticos apropriados a esses temas de pesquisa. Também fez pesquisas sobre o comportamento de preços agrícolas e sobre o processo de modernização da agropecuária brasileira. As disciplinas lecionadas com mais frequência são Econometria e Estatística Econômica. Publicou 140 artigos, 34 capítulos de livros, sete livros e orientou alunos de pós-graduação na elaboração de 91 teses e dissertações.

Fernanda Guardado | Pesquisadora Associada

Fernanda Guardado é economista, com mestrado e doutorado em Economia pela PUC-Rio. Foi professora de Economia Monetária na graduação e Macro no mestrado profissional da mesma instituição. Desde 2019 é a Senior Fellow de EUA do CEBRI. Trabalhou como economista em diversas instituições financeiras por mais de 10 anos. É economista-chefe do Banco Bocom BBM.