Casa das Garças

Gastamos pouco com os militares?

Data: 

19/08/2020

Autor: 

Edmar Bacha

Veículo: 

O Globo

Compartilhe: 

“O Ministério da Defesa enviou ao Congresso a estratégia nacional da defesa, propondo um orçamento para as Forças Armadas de 2% do PIB. O mesmo número que Trump quer que os parceiros dos EUA na OTAN atinjam.
Segundo o SIPRI (Stockholm International Peace Research Institute), que é a fonte básica de dados nesse tema, o Brasil gasta atualmente 1,5% do PIB com os militares. O Ministério da Defesa acha pouco, mas não é isso que dizem os dados do SIPRI.
Quem gasta muito com militares são regiões conflagradas, como Oriente Médio e Norte da África, ou então potências militares como EUA e Rússia. Os países da Ásia e da Oceania, com a presença conflituosa da China, da Índia, do Paquistão e da Coreia do Sul, gastam em média 2% do PIB com os militares.
O Brasil está nas Américas, com a África Subsaariana e a Europa no outro lado do Atlântico. Nesse amplo conjunto de países do qual somos parte, prevalece a paz. Nele, o gasto militar é, em média, 1,5% do PIB, igual ao do Brasil. Melhor ficar por aí do que seguir o mau conselho de Trump.”

 

Compartilhe esse artigo:

Leia também:

Arminio Fraga: mercado vem dando ‘sinais bem complicados’

Data: 

Autor: 

Veículo: 

16/12/2024
Arminio Fraga
O Globo

Large language models: a primer for economists

Data: 

Autor: 

Veículo: 

13/12/2024
Byeungchun Kwon, Taejin Park, Fernando Perez-Cruz e Phurichai Rungcharoenkitkul
BIS

A disfuncionalidade do modelo do Mercosul

Data: 

Autor: 

Veículo: 

12/12/2024
Sandra Polónia Rios e Pedro da Motta Veiga
Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento