Quem Somos
Instituto de Estudo de Política Econômica / Casa das Garças
O Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG) foi constituído em 30 de outubro de 2003, como uma associação civil de direito privado sem fins econômicos. Seu objeto é promover estudos, pesquisas, seminários, debates, cursos e publicações, visando a discutir a realidade socioeconômica do País. Está localizado na Casa das Garças, Gávea, Rio de Janeiro, residência com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx.
As atividades do IEPE/CdG são financiadas por contribuições das pessoas físicas a ele associadas e de convênios com pessoas jurídicas para a realização de projetos específicos. É-lhe vedado participar de quaisquer atividades de caráter político-partidário ou religioso.
O IEPE/CdG ocupa um total de seis salas da Casa das Garças, além de espaço amplo para reuniões informais. A Casa dispõe de um auditório para cerca de 60 pessoas, onde são
realizados os seminários presenciais do Instituto.
A diretoria do Instituto foi constituída inicialmente por seus sócios-fundadores, Antônio de Pádua Bittencourt Neto, Cristina Campello, Dionisio Dias Carneiro (in memoriam) e Edmar Lisboa Bacha. Posteriormente, participaram da diretoria Ilan Goldfajn (2005-2009) e Eduardo Loyo (2009-2010). De 2010 a setembro de 2014, foram também diretores Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho e Monica Baumgarten de Bolle. Entre setembro de 2014 e fevereiro de 2017, compuseram a diretoria Antônio de Pádua Bittencourt Neto, Cristina Campello, Edmar Lisboa Bacha, José Carlos Carvalho e Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho.
Em fevereiro de 2017, foi criado um Conselho Diretor, composto pelos membros da diretoria anteriormente mencionados. Desde então, a nova diretoria ficou constituída por Edmar Lisboa Bacha, José Carlos Carvalho e Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho.