Casa das Garças

Live do Valor: O economista Edmar Bacha, um dos “pais” do Plano Real, fala sobre os contrastes da economia brasileira e os caminhos para superá-los

Data: 

02/12/2021

Autor: 

Edmar Bacha

Veículo: 

Valor Econômico

Compartilhe: 

O economista Edmar Bacha, cofundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, no Rio de Janeiro, participa da Live do Valor nesta quinta, dia 2 de dezembro, às 11h. A entrevista será conduzida pelo jornalista Cristiano Romero, diretor-adjunto de Redação e colunista do Valor e será transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.

Economista brasileiro que mais publicou trabalhos acadêmicos no exterior, Bacha é hoje também um dos “imortais” da Academia Brasileira de Letras. No início da década de 1970, criou o neologismo – Belíndia – para caracterizar a desigualdade de renda existente no país. Quase 50 anos depois, ele acaba de lançar um livro de memórias, cujo título “No País dos Contrastes” (lançamento do selo História Real, da Ed. Intrínseca), remonta ao tema da desigualdade que define o Brasil desde o período colonial.

Bacha participou da formulação tanto do Plano Cruzado (1986) quanto do Real (1994). Foi presidente do IBGE e do BNDES, presidiu a BBA Securities em Nova York e atuou como professor em universidades no Brasil e nos Estados Unidos. Escreveu e organizou mais de vinte livros, entre eles “130 anos: em busca da República”, lançado pela Intrínseca em 2019, que lhe deu o segundo Prêmio Jabuti da carreira.

Veja aqui a programação das próximas entrevistas e também as lives já realizadas.

Compartilhe esse artigo:

Leia também:

Arminio Fraga: mercado vem dando ‘sinais bem complicados’

Data: 

Autor: 

Veículo: 

16/12/2024
Arminio Fraga
O Globo

Large language models: a primer for economists

Data: 

Autor: 

Veículo: 

13/12/2024
Byeungchun Kwon, Taejin Park, Fernando Perez-Cruz e Phurichai Rungcharoenkitkul
BIS

A disfuncionalidade do modelo do Mercosul

Data: 

Autor: 

Veículo: 

12/12/2024
Sandra Polónia Rios e Pedro da Motta Veiga
Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento